Quem somos

A USALMA - Universidade Sénior de Almada é um projeto da Apcalmada - Associação de Professores do Concelho de Almada

Nasceu em 2005 graças à vontade da primeira direção da Associação de Professores do Concelho de Almada. Tem uma equipa de excelência que procura ajudar os estudantes e professores a atingir todas as suas metas.

Que o seu projeto é relevante, diz-no-lo o número de alunos que, ano após ano, se vêm inscrevendo nos projetos e disciplinas que oferecemos. Com uma média de 900 alunos por ano letivo e uma flutuação de cerca de 20% (estudantes novos que se inscrevem e outros que interrompem a sua atividade) a USALMA orgulha-se de ser uma das maiores, se não a maior, universidade sénior do país.

Diz-no-lo, ainda, o n.º de professores voluntários, no ativo, ou aposentados, professores ou oriundos de outras áreas do saber, a rondar os cem, que, de forma entusiasta, abraçam o projeto e oferecem o seu tempo, e o seu saber, conscientes de que saem mais ricos, ao encararem a aprendizagem partilhada ao longo da vida e o envelhecimento de forma integrada e global.

Por isso, a lista de disciplinas que oferecemos é vasta e abrange muitas áreas, algumas de cariz mais académico, outras mais criativas. Também aqui se verifica uma oscilação, havendo em cada ano um número de professores novos que entram a par de outros que vão saindo e que, muitas vezes, regressam…

Para a consecução de todos os projetos, um dos problemas com que a equipa fundadora se debateu desde o início prendia-se com o espaço para a lecionação das aulas. Neste, como em outros aspetos, a ação dosfundadores revela criatividade, fazendo do que poderia ser, à partida, uma dificuldade, uma oportunidade para se implantar na comunidade, ao contactar as escolas e ao mobilizá-las para aderir ao projeto USALMA, mediante a abertura das escolas aos seniores que aí passaram a ter as suas aulas. Por este processo inovador (e, à época, exemplo único a nível nacional), a Universidade Sénior de Almada, está presente em onze escolas e em outros espaços, como o Seminário de São Paulo e a Associação de Artistas Plásticos de Almada (Imargem).

Com métodos de trabalho inovadores e divertidos, disseminada por muitos espaços em que sempre é bem recebida e onde se orgulha de estar, a Universidade Sénior de Almada forma as pessoas, visando, sim, a aquisição de novas competências, mas também, e sobretudo, a partilha de saberes e de saberes-estar e saberes-ser, num contacto entre gente interessada e veículo de saberes vários, sempre em busca do bem-estar e confiança dos seniores.

Nesses saberes englobamos as ciências, as artes, a criatividade, as novas tecnologias, o autoconhecimento, a leitura e a escrita. Dinamizamos grupos de escrita e clubes de leitura e oferecemos um vasto leque de atividades, em que se inserem visitas de estudo e outro tipo de passeios, cuja finalidade é mais lúdica.

As nossas turmas de música representam a nossa universidade, com grande sucesso, em momentos diversos, quer dando conta, na Comunidade, da sua atividade, quer divulgando o seu projeto em outros espaços, junto de instituições congéneres. O mesmo diremos da nossa turma de Teatro, que se tem destacado em encontros de teatro, ganhando prémios e que sempre nos representa magistralmente, nas cerimónias de encerramento do ano letivo.

Em síntese, oferecemos disciplinas organizadas segundo as seguintes áreas de saber:

  • Línguas e Literaturas
  • Ciências Sociais
  • História e Património
  • Ciências da Vida
  • Saúde e Movimento

Além de um ensino regular, mais tradicional, é promovido um leque diversificado de atividades quer formativas, como colóquios, conferências, visitas de estudo, quer socioafetivas, como convívios, almoços e viagens de lazer.

As Artes têm grande relevo, quer pelas atividades que são desenvolvidas quer pela visibilidade que dão ao projeto.

A Pintura e a Fotografia fazem exposições e, assim, estabelecem uma proximidade entre a USALMA e a Comunidade.

As turmas de Música representam a nossa Universidade, com grande sucesso, em momentos diversos;

A turma de Teatro tem-se destacado, contando já com alguns prémios.

A Leitura e a Escrita não são negligenciadas. Dinamizamos grupos de escrita e clubes de leitura e, através dos nosso boletim, divulgamos os textos dos nossos alunos e professores.

Venha conhecer-nos!

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.