• Home
  • Professores
  • Equipa

A equipa

Para poder conhecer a nossa equipa,
basta aceder através das áreas de
saber listadas no menu à direita

Assente, prioritariamente, no voluntariado, a Universidade Sénior de Almada, USALMA, tem uma equipa de professores/formadores de excelência que procura interagir com os seniores-estudantes, atingindo com eles as metas que se propõe e que enriquecem uns e outros, pois os seniores que, desde 2004, no procuram trazem um conjunto riquíssimo de experiências, de saberes e de saberes-estar, a que a equipa de professores não é alheia.

Sendo a maioria dos professores e formadores aposentada, muitos há que estão no ativo e alguns em situação precária. Porém, a sua entrega ao projeto é indiscutível, além de muito louvável. Há, também, professores no ativo com experiências de relação pedagógica por vezes difíceis que vêm carregar baterias entre os seniores, onde o convívio com um saber-estar adquirido, que falta, muitas vezes, aos jovens lhes permite retemperar as forças e, até, reconciliar-se aqui e ali com uma ou outra situação mais difícil na relação com os jovens alunos.

Toda esta realidade permite promover no seio da USALMA métodos de trabalho inovadores e divertidos, que facilitam a aquisição de novas competências, à procura do bem-estar e confiança dos estudantes, mas, e acima de tudo, um ambiente de empatia e de partilha profundamente enriquecedor em que se torna difícil perceber claramente, quem ensina quem e quem aprende com quem…

Não se pense, porém, que o modelo mais tradicional de relação pedagógica não existe na USALMA. Existe, sim, trazido, tacitamente, por estudantes e por professores que, num primeiro momento, aqui projetam a sua forma de ver a relação pedagógica.

E é interessante ver uns e outros crescerem e aperceberem-se desse crescimento em cumplicidade, em convívios, em atividades diversas.

Oferecemos um vasto leque de disciplinas que abrangem muitas áreas, desde as mais convencionais e de perfil mais académico e outras mais criativas e, mesmo, alternativas.

Não se espera de nós a certificação de saberes. O que não tira qualidade aos saberes! Talvez antes pelo contrário! Abrangemos as ciências e as artes. As línguas, as literaturas, o teatro, a música, a pintura, a escultura, o trabalho da cerâmica, a dança, o movimento, a saúde, a leitura, a escrita. Dinamizamos grupos de escrita e clubes de leitura e oferecemos um vasto leque de atividades, em que se inserem visitas de estudo e outro tipo de passeios, cuja finalidade, mais lúdica complementa a parte curricular mais académica ou mais técnica, realçando a técnica, mas sem lhe retirar, saliente-se, a vertente académica de que também se reveste.

Todas as nossas turmas, todos os nossos professores, levam o nome da nossa comunidade e, mais particularmente o da nossa universidade, sempre que saem da sala de aula e decidem fazer algo diferente. Ainda que seja dar um passeio pela cidade.

As nossas turmas de Música representam-nos, com grande sucesso, em momentos diversos. A nossa turma de Teatro tem-se destacado em encontros de teatro, ganhando alguns prémios. As Danças animam-nos… As Artes retratam-nos…

E nós revemo-nos em todos! Com orgulho! Com a sensação de trabalho realizado e de dever, não cumprido, mas em cumprimento…

 

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.