• Home
  • Conferência: A Península Ibérica, Encruzilhada de Culturas

Conferência: A Península Ibérica, Encruzilhada de Culturas

Data: 10 de fevereiro
Hora: 15h00
Local: Auditório da Escola Secundária de Cacilhas


iberiaA Península Ibérica tem sido desde sempre ponto de chegada de migrações humanas, que vão deixando marcas da sua passagem, refletidas na nossa cultura.
O objetivo da conferência "A Península Ibérica, Encruzilhada de Culturas" é recordar algumas dessas marcas, presentes na cultura portuguesa.
Dar-se-á especial relevo à presença árabo-berbere e hebraica através de breve olhar pela Poesia do Alandalus (ou Al-Andalus).
A oradora, professora Fátima Domingues, leciona na USALMA a disciplina de Temas de Literatura na Universidade Sénior de Almada. É licenciada em Filologia Românica, tendo exercido funções letivas ao longo da sua vida. Interessada pelos problemas sociais, aderiu a projetos inovadores de intervenção social junto de jovens em risco, num tempo em que era, ainda difícil, a promoção deste tipo de programas.

Viveu algum tempo na África do Sul, onde ensinou Português e Cultura Portuguesa.

Espírito inquieto, tem reforçado a sua formação de forma autónoma em diversas áreas, passando pela sociologia, pela literatura, pela história das religiões. Nos últimos tempos tem-se dedicado sobretudo ao estudo da Literatura Medieval Árabe e Persa e seu legado na Literatura Europeia. No âmbito da Literatura Peninsular, tem investigado a Literatura e Cultura do Al-Andalus (Árabe e Hebraica) e seu legado nas Literaturas Peninsulares e Europeias.

Escritora, sob o pseudónimo Myriam Jubilot de Carvalho, tem dado à estampa as obras Cinco X Cinco – 25 Poemas (Sol XXI, 1992; esgotado) e No Fim Era a Poesia (Vega, 2007).

Aprender é viver melhor