O Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia e a rota épica d’Os Lusíadas

A segunda sessão versou sobre o Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à India, atribuído a Álvaro Velho, documento integrado na Memória do Mundo da Unesco. Foi dinamizada pela Doutora Glória de Brito, professora de Literatura Portuguesa da USALMA e membro do CLEPUL, e pelo professor Jerónimo da Matos, cofundador e diretor da USALMA, onde leciona História da Arte.
Depois de um breve momento institucional, tivemos oportunidade de ouvir a atuação do Ensemble de Guitarras, a que se seguiu a conferência durante a qual um grupo de participantes leu excertos, quer do roteiro, quer dos Lusíadas, o que permitiu a todos ter uma perceção clara não só do rigor e excelente construção textual do Roteiro, como também da criatividade literária de Camões.
Ao longo da comunicação os oradores foram alertando para diversos aspetos, desde uma breve referência aos mitos utopias que povoavam o imaginário anterior às viagens de descobrimento, ilustrada com imagens de mapas e seres fantásticos.
Focaram os antecedentes da viagem de Vasco da Gama: Pêro da Covilhã  e Padre Francisco Álvares  que escreveu A Verdadeira Informação das Terras de Preste João; o Tratado de Tordesilhas, património da Unesco (1494); Bartolomeu Dias e a descoberta do cabo da Boa Esperança.
Feita uma breve referência ao percurso da viagem e á constituição da frota, foi referida a problemática da atribuição do Roteiro a Álvaro Velho e analisados alguns excertos que refletem a presença do narrador no texto.
Foi ainda focada a especificidade do texto na categoria dos géneros da Literatura de Viagens e salientada a importância do Roteiro enquanto texto inaugural, revelador de um mundo desconhecido e fonte de sucessivos autores (João de Barros, Camões, Gaspar Correia e outros).
Aos excertos do Roteiro foram sendo associados excertos d’Os Lusíadas, uma facultou a todos os presentes uma outra forma de abordagem do estudo da epopeia.
 

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.