USALMA®: comemorando com o olhar em frente

As comemorações dos dez anos de atividade da Usalma ao serviço da Comunidade tiveram o seu ponto alto no dia 28 de Fevereiro de 2015.

Com o Auditório Lopes Graça completamente cheio, estiveram presentes diversas individualidades, em representação da edilidade, algumas ligadas à USALMA desde o início, como é o caso do Presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia e do Vereador da Educação, Cultura, Desporto e Juventude, António Matos, que, na sua apresentação recordaram essa ligação e testemunharam o crescimento da USALMA enquanto instituição de boa vontade, entrega e serviço à Comunidade.

 Esteve também presente o Bispo de Setúbal, D. Gilberto, que deixou os seguintes desafios em forma de pedidos à USALMA. Que ajudemos todos: 

a) a viver melhor;
b) a fixar-se no essencial;
c) a romper a cadeia da indiferença;
d) a enriquecer a nossa cultura;
e) a dar à vida o sentido da alegria e da esperança.

Em representação da USALMA além de elementos da direção, pudemos ouvir alunos (aluna n.º 1, Rosa Pereira e o representante do Conselho de Delegados, João Cebola) e professores (Alexandre Cerveira, presidente do Conselho Científico).

A oração de sapiência subordinada ao tema Nascimento e Desenvolvimento das Universidades Seniores: Vantagens para a Comunidade Sénior, esteve a cargo do Dr José António Freitas Campos, tendo focado estudos que revelam que este tipo de instituições aumenta a qualidade de vida do sénior. Estabeleceu, além disso, um paralelo entre três instituições, sendo uma delas a USALMA.

Foram ainda entregues os prémios aos concorrentes dos Jogos Florais da Apcalmada-USALMA, organizados como forma de homenagear a Instituição e dar destaque ao tema aglutinador do PLALE projeto internacional em que a USALMA está envolvida.

As turmas de música e de poesia da Usalma estiveram presentes. O coro Polifónico iniciou as atuações e a Tuna encerrou. Pelo meio ouvimos os dois grupos de Cavaquinhos, o Ensemble de Guitarras e o grupo Encontro com a poesia. Em todos foi evidente a vontade de servir e o prazer de partilhar!

A terminar, cantaram-se os parabéns, saboreou-se o bolo de aniversário e o moscatel de honra.

Edite Prada

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.