Visita à Casa Fernando Pessoa

As turmas de Língua e Cultura Portuguesa, Iniciação ao Jornalismo e Literatura Portuguesa, realizaram uma dupla visita de estudo, no dia 21 de maio de 2014. Acompanhadas das respetivas professoras, Edite Prada e Glória Brito, ocuparam a manhã na Casa Fernando Pessoa, percorrendo, na voz de uma jovem cicerone, os factos e datas mais importantes da vida do autor da Mensagem, único livro por si publicado em português. Algum mobiliário e outros pertences testemunharam a vida absolutamente comum de um dos maiores poetas portugueses, cuja poesia “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, no dizer do próprio, mas num projeto de anúncio a uma bebida, afinal proibida pelo regime político de então. Apreciável é a biblioteca do 1º piso, constituída pela biblioteca particular do poeta, por todas as suas obras, por tudo o que se tem escrito sobre a sua vida e obra e por um fundo considerável de poesia portuguesa e estrangeira

Continue a leitura

Visita à Galiza

Nos dias 29 e 30 de abril e 1 e 2 de maio de 2014, realizou-se uma viagem cultural à Galiza, no âmbito da disciplina História da Cultura e da Arte da Prof. Júlia Carrapo, aberta a outros professores e alunos da Usalma.

Partimos de manhã cedo e almoçámos em Vila Nova de Cerveira, num restaurante típico, lá bem no alto, a pouca distância do emblema da região, o cervo de metal que do cimo da serra rasga o céu em contraluz!

De espírito aberto e curiosidade aguçada, desvendámos os segredos da Galiza.

Castro de Santa Tecla, onde existiu uma assinalável civilização castreja, deorigem celta, cujas habitações, algumas reconstruídas, ainda hoje se podem admirar.

Pontevedra, com ruas típicas e casas brasonadas. Uma estátua chamou a nossa atenção: era a de um homem pequeno e magro, com uma longa barbicha e bengala - o escritor Ramon Maria Valle. Visitámos a Real Basílica de Santa Maria, a Capela da Peregrina e a Praça da Ferraria, onde o guia referiu o dito popular: Maria, se queres casar/ não te cases com o ferreiro/ Qu’es mui duro de lavar/ Casa-te com o marinheiro/Que vem lavado do mar!

Continue a leitura

Visita ao Museu do Dinheiro

No âmbito da disciplina Economia e Políticas Económicas, regida pelo Prof. Francisco Mafra, realizou-se no dia 5 de Fevereiro uma visita guiada ao Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, em Lisboa, e ainda à antiga igreja de S. Julião, recentemente restaurada e que dentro de alguns meses será a sua nova sede. Participaram na visita 36 pessoas, entre as quais alunos e professores de outras disciplinas da USALMA.

Alguns membros do grupo almoçaram no Martinho da Arcada e visitaram ainda, na parte datarde, sítiosinteressantes da baixa lisboeta, designadamente o miradouro do Arco da Rua Augusta e o museu Lisboa Story Centre (Memórias da Cidade) localizado no Terreiro do Paço.

O Museu do Banco de Portugal é, na realidade, um museu do dinheiro do ocidente peninsular que ilustra a trajectória dos meios de pagamento utilizados pelos povos que por aqui passaram. Procura reflectir, através do dinheiro, nas suas diferentes formas, a evolução histórica, socioeconómica e também artística, que caracterizaram a sociedade portuguesa e os povos que antes da fundação da nacionalidade habitaram este território que é hoje Portugal. Abrange um período que vai da pré-História até ao Euro, exposto de forma interessante ao longo de 14 núcleos ilustrativos

Continue a leitura

Mais artigos...

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.