Visita ao Museu de Arte Antiga

No passado dia 18 de Janeiro, as turmas de História de Arte do Prof. Jerónimo de Matos  cerca de 30 alunos, realizaram uma visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga , à exposição   “ A paisagem nórdica do Museu do Prado”, composta por quadros, na sua maioria,   provenientes do núcleo original  das colecções reais espanholas .

Esta colecção de paisagens flamengas  e holandesas do Prado, conta com inquestionáveis obras-primas de alguns dos seus principais representantes , pintores que foram responsáveis pela consolidação da paisagem como género pictórico autónomo. Foi na segunda metade do seculo XVI, que se começa a abservar esta mudança nas temáticas usadas pelos artistas do norte da Europa , sobretudo nos países baixos, que os italianos designavam na época por “nórdicos”.

 Pintores como  Rubens, Brueghel , Lorrain, Verhaecht , Jakobsz de Vliegar ou Peeters.

O professor Jerónimo foi o guia esclarecido da exposição mostrando e explicando ao  grupo de alunos visitantes, as 57 pinturas ,  presentes ao  longo dos nove núcleos em que a mesma está dividida, correspondentes às diversas tipologias da paisagem, surgidas  na Flandres e na Holanda.

Obras como  “Paisagem Alpina”, de  Tobias Verhaect,” A vida no campo”,” A abundância e os quatro elementos e Boda Campestre” de Jan Brueghel  o velho, “A visão de Santo Huber to” , pintada em colaboração com Rubens, “Paisagem com ciganos e tiro ao arco”, de David  Teniers  E a soberba pintura  “ Atalanta  e Meleagro Caçando o Javali  de Cálidon”  de Rubens o grande mestre  da paisagem nórdica.

A visita terminou com a satisfação geral de todos.  E mais uma vez com a certeza que estas visitas contribuem para o enriquecimento da cultura de todos nós .

 

Julieta Ferreira

Delegada 

Contamos com mais de 100 professores

a lecionar em 120 turmas para 1000 alunos.

Venha conhecer-nos

Oferecemos um Vasto Leque de Disciplinas

Ciências

Artes

Línguas

Teatro

Música

Pintura

Escultura

Dança

Encontre-nos na rede

A nossa equipa está sempre disponível
para qualquer questão técnica, sugestões ou comentários.